Não há como negar que estamos vivendo um período de crescente presença do digital em nossas vidas por conta da epidemia do Coronavírus. O mundo digital, que já se faz presente fortemente em nosso cotidiano passou, inclusive, por uma recente aceleração. O último estudo realizado pelo IBGE, diz que 64% da população brasileira está presente no ambiente online atualmente, contra 54% de presença apontada em 2014, na pesquisa anterior.

Portanto, é natural que muitas áreas tenham passado a levar seus produtos e serviços cada vez mais para o digital e de maneira definitiva. Já estudamos, trabalhamos, fazemos compras e pagamos conta pela internet. Agora, a medicina também passa a digitalizar e facilitar o acesso à saúde a distância, o que acabou se tornando essencial na rotina de médicos, profissionais da saúde, clínicas, hospitais e pacientes. Estamos falando da Telemedicina: um serviço de consultas online de alta importância, que também vem conquistando cada vez mais o seu espaço na vida dos brasileiros e no mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco para entender melhor sobre este valioso recurso e como você pode se beneficiar dele!

 

O que é a Telemedicina?

A Telemedicina é uma especialidade médica em que sua prática acontece geralmente através da internet, à distância. Ela disponibiliza o cuidado com a saúde sem a necessidade do encontro presencial, e isso é possibilitado através de tecnologias digitais que proporcionam assistência médica online a pacientes, profissionais da saúde, clínicas, e hospitais. Esta troca de informações é feita pela internet e é acessada por dispositivos que se conectem à rede, como computadores, celulares ou tablets.

A Telemedicina possui potencial para complementar e melhorar o atendimento e o acesso à saúde no país, já que possibilita que um maior número de pessoas possa cuidar da própria saúde e de familiares de forma rápida e eficiente, contando com profissionais capacitados para a assistência. 

As consultas online da Telemedicina possibilitam um diagnóstico de forma remota, além da interpretação de exames e emissão de laudos médicos. Em resumo, você é atendido e recebe orientação médica totalmente online, sem necessidade de deslocamento.

 

Quais são seus benefícios?

    1. Maior rapidez no tratamento

Na Telemedicina, laudos são feitos muito mais rapidamente e enviados para o paciente, que consegue logo marcar uma consulta online com seu especialista. Então, o médico prescreve o melhor tratamento para a situação apresentada. Quando o diagnóstico clínico é de alta complexidade, equipes diversas conseguem discutir resultados e concluir mais rapidamente. 

Com a tecnologia, hoje é possível agilizar os mais diferentes processos e eliminar deslocamentos desnecessários do paciente entre as clínicas e laboratórios com a ajuda de um sistema eficaz de Telemedicina.

    2. Maior acesso à saúde com consultas online

Como o recurso permite que você tenha acesso à assistência médica a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que você tenha conexão com a Internet, ela possibilita cuidados com a saúde a um maior número de pessoas. Principalmente pessoas com maiores necessidades de assistência médica, e também as que apresentam níveis de dificuldade em obtê-los, como idosos ou pessoas com deficiência.

Ela também apresenta um grande benefício nas áreas rurais ou remotas, onde poucos ou nenhum profissional de saúde atendem a uma curta distância com acesso mínimo a transporte. 

    3. Redução de custos

A Telemedicina costuma ser menos custosa do que as consultas presenciais tradicionais, tanto para os pacientes quanto para os médicos. Para a maioria dos pacientes onde o custo do atendimento geralmente é uma barreira, a economia que o recurso traz se torna uma vantagem importante.

No presencial, mesmo com um plano de saúde, os compromissos podem aumentar. Despesas com o consultório ou clínica, salários de equipe, equipamentos e demais oneram, mesmo que um determinado paciente não utilize nenhum desses custos ou serviços. Através da Telemedicina, médicos podem atender mais pacientes, reduzindo ou compensando esses custos indiretos, e economizando pacientes que perdem tempo por ter que se deslocar e ficar esperando horas na sala de espera. A economia é significativa!

Imagem mostra senhora consultando um médico através de vídeochamada no celular

 

    4. Maior cuidado com saúde mental

Quando o assunto é saúde mental, a Telemedicina vem se provando um recurso que proporciona um real e significativo impacto no atendimento ao paciente. Uma grande parte dos cuidados com a saúde mental não necessitam de exames físicos, acontecendo comumente por terapia de fala ou avaliações e administração de medicação.

Com o recurso o paciente pode reduzir frequência, custos, tempo de viagem e outras questões tradicionais a um consultório, fornecendo ainda a mesma qualidade de atendimento no remoto.

    5. Consultas online facilitam o tratamento medicamentoso e reduzem a automedicação

Para muitas pessoas, um dos muitos motivos que mais acabam se destacando na Telemedicina, é a maneira como ela facilita a obtenção de medicamentos para gerenciamento de saúde e bem-estar, e reabastecimento de prescrições durante tratamentos de média e longa duração. 

Normalmente, para conseguir uma nova receita ou o ajuste de uma prescrição, os pacientes precisam de uma nova consulta médica completa e isso requer tempo e dinheiro. Com o recurso, é possível simplificar muito o processo na obtenção de uma receita e no gerenciamento de medicamentos.

6. Colabora com a administração da saúde de maneira segura durante a pandemia

A Telemedicina é mais uma forma segura de cuidar da própria saúde e de familiares, já que hoje, o isolamento social é uma das medidas mais eficazes na luta contra a disseminação do Coronavírus. Através da consulta online é possível solicitar exames e demais orientações necessárias por vídeo.

Mesmo que agora você tenha passado a entender mais sobre Telemedicina e suas vantagens, é importante ainda adentrar seu funcionamento na prática e todas possibilidades da modalidade para que você possa usufruir de toda essa comodidade. Inclusive, o Maná Saúde já está com o novo serviço disponível em atendimento 24 horas. Clique aqui se você deseja se consultar agora!

Sobre o Maná Saúde

O cartão Maná Saúde foi criado para ser uma referência no país em acesso à saúde, garantindo o melhor custo-benefício, equidade, justiça social e integridade no relacionamento com seus associados. Nossa missão é nos tornar a melhor opção do Brasil em acesso à rede particular de saúde, com o melhor custo-benefício e a mais diversificada rede de parceiros credenciados. A solução digital funciona através de um App super completo. Você faz o download, realiza o cadastro e o seu cartão digital já é gerado automaticamente. Ele possibilita o acesso à rede de atendimento e você também pode consultar na hora através da Telemedicina.